jóias de família

Nuestros tesoros son tesoros falsos.
Y somos los ladrones de tesoros.

Felipe Benítez Reyes

quarta-feira, janeiro 18, 2006

 
No texto da folha de Serralves sobre o filme de Robert Bresson, Le Diable Probablement, João Bénard da Costa termina citando Jorge de Sena, "nada mais existe, nada mais tem importância/ para quem viu a treva nos intervalos das coisas".

Lembrei-me que a Cinemateca tinha reunido em livro os textos
Sobre Cinema que Jorge de Sena escreveu e fui ver à estante se ainda tinha o livro e aproveitar para o reler, (fica sempre bem ter uma boa desculpa para um regresso...)

O livro foi publicado em 88 e reune os textos escritos entre 1946 e 1966, o Bresson não passa por lá, mas encontrei a lista onde Jorge de Sena, em 1968, indicou os dez filmes que levaria consigo para uma ilha deserta (!?), que era a seguinte:


.RMR

Comments:
pela lista de Jorge de Sena (e não só pela lista), quase que apostava que Bresson não passava nem pelos textos nem pelo coração do poeta.

Bresson foi (e ainda é?) considerado reaccionário. Francamente, não consigo perceber porquê. tu consegues?
 
tenho estado a pensar na tua pergunta... de facto não considero Bresson reaccionário, [aliás por piada, encntrei um texto na web que falava do Diable, como um dos primeiros filmes punk :)], mas consigo imaginar várias razões para que outros o considerem, mas isso é mais tema para uma conversa do que para comentário... deixo-te uma pista... leste o Eumeswil, do Ernst Jünger... a diferença entre anarquista e anarca...
 
não li. mas havemos de voltar ao tema ;-)
 
Enviar um comentário



<< Home

Archives

maio 2005   outubro 2005   novembro 2005   dezembro 2005   janeiro 2006   fevereiro 2006   março 2006   abril 2006   abril 2007  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?