jóias de família

Nuestros tesoros son tesoros falsos.
Y somos los ladrones de tesoros.

Felipe Benítez Reyes

segunda-feira, janeiro 30, 2006

 

Ao arrumar velhos papéis...

.
O Tempo Passa, Meu Amor


O tempo passa e as memórias do amor
Regressam até mim, caríssima, não mais trocistas
Do que foram sempre; o tempo passa, nem mais lento,
Nem mais rápido, inabalável; e já não
Amargas, meu amor, as memórias do amor
Vindo dar à costa.

Como irá findar? O tempo passa e do amor as nossas travessias
Como sempre, meu amor, cegas
Como sempre foram; o tempo enlaça, desenlaça
Em redor de nós; e contudo a lembrança
Nunca menos cruel, nem a chama do amor
Menos como uma brasa.

Que será de nós? O tempo
Passa, meu amor, e nós numa cerrada
Segurança inexpugnável
À memória. Como pode findar,
Este cerco de uma costa que nenhuns receios aceraram,
Nenhumas dúvidas defendem?

Donald Davie (n. 1922)

Tradução de Joaquim Manuel Magalhães,
in Raiz e Utopia, nº ?


poema na versão original, aqui

.RMR

Comments: Enviar um comentário



<< Home

Archives

maio 2005   outubro 2005   novembro 2005   dezembro 2005   janeiro 2006   fevereiro 2006   março 2006   abril 2006   abril 2007  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?