jóias de família

Nuestros tesoros son tesoros falsos.
Y somos los ladrones de tesoros.

Felipe Benítez Reyes

segunda-feira, dezembro 05, 2005

 
Corolário 3.4

Os únicos ideais de um corpo são os triviais.

e se excluirmos o facto de que {0}, munido das mesmas operações, além de ser um ideal trivial é também um ideal próprio, podemos assumir o seguinte resultado:

Um corpo não tem ideais próprios.

Muitas vezes nos primeiros anos da minha licenciatura em Matemática, me questionei sobre quais os fundamentos por detrás das definições que me eram dadas.

Era em resultados como este, cujo significado de uma leitura literal concorre - e a meu ver com consistência - com aquele que deriva da Teoria que o desenvolve, (Teoria de Anéis), que encontrava as minhas respostas.

.RMR
Nota: a demonstração deste resultado é muito directa a partir das definições de Corpo e Ideal e é acessível a qualquer pessoa com conhecimentos matemáticos, ao nível do 12º ano. Um exemplo pode ser encontrado aqui.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

Archives

maio 2005   outubro 2005   novembro 2005   dezembro 2005   janeiro 2006   fevereiro 2006   março 2006   abril 2006   abril 2007  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?