jóias de família

Nuestros tesoros son tesoros falsos.
Y somos los ladrones de tesoros.

Felipe Benítez Reyes

domingo, novembro 20, 2005

 
I WISH I KNEW HOW TO COOK
.
LX 05

Sopa de Mexilhão à Moda de Lisboa
De Felicia Sampaio Editora Culinária do Roteiro Gastronómico de Portugal

Ingredientes:Para 10 pessoas

2 kg de mexilhões
2 cebolas
3,5 litros de água
2 colheres de sopa de polpa de tomate
2 dentes de alho
noz-moscada uma pitada
1 colher de café de pimentão doce
sal q.b.
pimenta q.b.
1 folha de louro
150 grs de macarronete
1,5 dl de azeite
1 raminho de salsa
2 colheres de sopa de coentros picados
1,5 dl de vinho branco seco
cubos de pão frito
piripiri (fac.)

Confecção:

Põe-se numa caçarola a água, o vinho, a salsa a folha de louro e leva-se ao lume. Em levantando fervura junta-se os mexilhões depois de serem muito bem lavados e raspados. Deixa-se ferver até que os mexilhões abram. Retiram-se os mexilhões da caçarola e tiram-se o miolo das cascas.Coa-se o caldo e reserva-se. Numa outra caçarola pequena fritam-se os alhos esborrachados no azeite, em os alhos estando louros, tiram-se e guardam-se, juntando ao azeite as cebolas picadinhas, logo que a cebola comece a alourar e mexendo com uma colher de pau, junta-se a polpa de tomate e o caldo que reservou coado.Ao começar a fervura deita-se a massa. Quinze minutos depois junta-se ao caldo os alhos fritos reservados pisados no almofariz com o pimentão doce.Rectifica-se os temperos de sal pimenta e a pitada de noz-moscada, o miolo das amêijoas os coentros picados e deixa-se ferver por mais 2 minutos.Serve-se acompanhado de cubos de pão frito.
.ZAS

Comments:
Deve ser boa essa sopa, melhor que os hambúrgueres da imagem (it depends, eu sei, pensando na delícia de um hambúrguer, não é piada, que comi num restaurante de garfo e faca em Hamburgo).

Como os dois kg de mexilhão darão, ao abrir, cerca de 1 L de água, e por cada pessoa, para um prato de sopa, são precisos O,3 L de caldo, está 1 L de água a mais, com o inconveniente de tornar o sabor da sopa menos concentrado. Creio que um tomate maduro substitui com vantagem o tomate concentrado. De resto parece bem boa e fácil.

Falo assim porque às vezes vejo-me ao fogão a cozinhar para os amigos :)
 
Enviar um comentário



<< Home

Archives

maio 2005   outubro 2005   novembro 2005   dezembro 2005   janeiro 2006   fevereiro 2006   março 2006   abril 2006   abril 2007  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?